Pró-Reitoria de Graduação
                                        Universidade Federal de Ouro Preto
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Sala Aberta: Docência no Ensino Superior

 

 

Apresentação

 

APRESENTAÇÃO Logomarca Sala Aberta novo

O Programa Sala Aberta:Docência no Ensino Superior visa criar e ampliar espaços para o diálogo e a permanente reflexão sobre os desafios da docência universitária, tendo como protagonistas os professores.

No cotidiano da universidade, em corredores, salas de professores, na hora do café, em assembleias departamentais e em reuniões de colegiado de curso, os professores estão sempre comentando sobre o perfil dos alunos, sobre turmas heterogêneas, sobre experiências de práticas pedagógicas exitosas. Essa troca informal do saber docente pode ser potencializada institucionalmente. Não se trata de normatizar ou de formar um “professor reflexivo”, nem de oferecer manuais de práticas e técnicas eficazes para esta finalidade. Trata-se de considerar a reflexão como uma prática cotidiana, que deve ser canalizada para a produção de conhecimentos sobre o ensino, garantindo que as práticas educativas sejam constantemente examinadas e reformuladas.

O Programa Sala Aberta surge, então, com o propósito de oferecer novos espaços de discussão e de busca de alternativas para o enfrentamento dos desafios da docência. 

Resolução CUNI 1745 - Regulamenta o Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior

 

Objetivos

 

OBJETIVOS

  •  Institucionalizar um espaço para a reflexão da prática pedagógica, em que os docentes sejam os protagonistas.
  • Propiciar um olhar amplo sobre o próprio saber docente e sobre as práticas docentes na UFOP.
  • Ampliar a compreensão sobre o planejamento didático como parte do processo de planejamento de ensino, considerando as exigências legais, a estruturação curricular do ensino de graduação na UFOP e as orientações técnicas para elaboração do plano de ensino.
  • Favorecer as discussões sobre os papéis do professor e do estudante universitário nos processos de ensino/aprendizagem.
  • Oportunizar a formação continuada dos docentes ingressantes na UFOP, por meio da reflexão e da teorização da prática diária no ensino superior.
  • Incentivar a organização de grupos de estudos entre os professores.
  • Implantar o que determinou o Conselho Universitário da UFOP (CUNI) nos termos da Resolução Nº 1.480, de 18 de abril de 2013 (Art. 13 – VIII)

 

"A avaliação do docente em estágio probatório será subsidiada, entre outros aspectos, pela participação no Programa de Recepção Docente desenvolvido pelo NAP e CGP que envolve ações de integração, acompanhamento pedagógico e capacitação."

 

 

Metodologia

 

METODOLOGIA

A concepção metodológica do Programa Sala Aberta considera que o ponto de partida e de chegada de qualquer ação de capacitação pedagógica deve ter como centro o próprio docente envolvido. Assim, busca-se incentivar a reflexão pedagógica entre os docentes da UFOP, visando ao aprimoramento do trabalho desenvolvido em sala de aula e à melhoria da aprendizagem, pois:

  • A docência pressupõe saberes específicos do campo pedagógico;
  • A docência é um processo em permanente aperfeiçoamento;
  • A reflexão sobre a prática pedagógica constitui um mecanismo efetivo para o seu permanente aperfeiçoamento;
  • As trocas de experiências com os pares são oportunidades importantes para a reflexão constante sobre a prática educativa;

Todas as ações do Programa Sala Aberta estão voltadas para o debate e para o aprimoramento das experiências docentes em torno de seis eixos temáticos:

  •       Metodologia de Ensino;
  •       Avaliação;
  •       Relação Professor Aluno;
  •       Currículo;
  •       Diversidade e
  •       Estrutura e Normas Acadêmicas

Para a implementação dessa proposta, o Programa está organizado em cinco espaços de interação, a saber:

Sala Aberta convida Sala Aberta Convida: realização de palestras sobre temáticas relacionadas à prática docente. Espaço aberto a todos os professores interessados.

Sala aberta oficina pedagógica Sala Aberta Oficina Pedagógica: realização de oficinas voltadas para trocas de experiências e apresentações de relatos de práticas docentes.

Sala Aberta debate Sala Aberta Debate: promoção de debates sobre temáticas relacionadas à formação pedagógica do professor universitário

Sala aberta virtual Sala Aberta Virtual: espaço de interação virtual, por meio de acesso à plataforma Moodle, envolvendo os docentes em atividades diversas, tais como: fóruns de discussão, trocas de experiências, reflexões sobre dúvidas, estudos de caso e leituras dirigidas de bibliografia relativa à docência universitária

 

 

Público alvo

 

PÚBLICO ALVO

  •   Todos os professores da UFOP: com participação voluntária.
  •   Professores em estágio probatório: com participação obrigatória durante o período do estágio probatório, de modo a cumprir a seguinte carga-horária:

        Participação em, pelo menos, 30 horas das atividades presenciais e virtuais oferecidas pelo programa Sala Aberta, sendo: 20 horas presenciais e 10 horas de atividades realizadas a distância, na Plataforma Moodle.

 

Sala Aberta Virtual

 Sala aberta virtual

O Programa destina-se a todos os docentes da Universidade, especialmente aqueles em estágio probatório. Estes deverão participar de, pelo menos, 30 horas de atividades oferecidas pelo Programa. Desse total, até 10 horas de atividades poderão ser realizadas a distância, por meio da Sala Aberta Virtual na Plataforma Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem.

Para integralização destas 10 horas é necessária a participação nas V unidades que compõe a Sala Aberta Virtual: Unidade I - O Programa Sala Aberta, Unidade II - Conhecendo a Universidade Federal de Ouro Preto, Unidade III - Docência no Ensino Superior e Currículo, Unidade IV - Ensino e Aprendizagem e Unidade V - Avaliação da Aprendizagem. Para fins de esclarecimento, considera-se participação a interação nos fóruns, e demais atividades propostas. Cada unidade equivale a duas horas, sendo que as unidades I e II serão contabilizadas de forma conjunta. As unidades terão duração de 2 semanas e passado este prazo os espaços de postagem e fóruns, que serão considerados para avaliação, serão desabilitados.

Além das unidades o espaço virtual de aprendizagem conta também com Biblioteca e Videoteca com indicação de diversos filmes que permeiam a temática da educação.

Para participar do curso virtual é importante conhecer alguns recursos da plataforma Moodle, e para os docentes que vão fazer seu primeiro contato com esta ferramenta disponibilizaremos um tutorial de acesso. O Moodle pode, inclusive, ser uma ferramenta útil no trabalho docente.

Serão ofertadas em 2015 três turmas do Sala Aberta Virtual. Cada turma será composta por até 50 docentes ingressantes na UFOP, nomeados a partir de 2013. As inscrições dos professores serão efetuadas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico que enviará aos emails dos professores todas as informações necessárias para o acesso ao Moodle. 

 

Agenda de Encontros

 

AGENDA DE ENCONTROS

 

 Sala aberta virtual Sala Aberta Virtual      NOVO

 

TemáticasDocência no Ensino Superior, Ensino e Aprendizagem, Projeto Pedagógico do Curso e Planejamento, Avaliação da Aprendizagem

Data: 15 de maio a 24 de julho de 2017

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 05 DE MAIO DE 2017CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

 

Sala Aberta debateSala Aberta Edição Engenharia Geológica

Tema: Educação Superior na UFOP

Data: 14 e 15/02/2017

Horário: 08:30 às 17:00

Local: Auditório 2 do DEGEO - Campus Morro do Cruzeiro

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2017CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

Número de vagas: 50

    

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Informações importantes para docentes



INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA DOCENTES

 


PRESIDENTES DE COLEGIADO DE CURSO


CHEFES DE DEPARTAMENTO


 

Sugestão de Leitura

 

TEXTOS

 

 

Sala Aberta convida Sala Aberta Convida 

Tema: O que os Projetos Pedagógicos dizem sobre os cursos: relevância e comprometimento com a formação

Palestrante: Profª Drª Célia Haas - Doutora em Educação, professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Data: 20 de junho de 2016

Horário: 13:30 as 17:00

Local: Auditório do CEAD - Escola de Direito Turismo e Museologia - Campus Morro do Cruzeiro

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 16 DE JUNHO DE 2016CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

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