PET – Programa de Educação Tutorial

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, implantou, em 1979, o PET, chamado inicialmente de Programa Especial de Treinamento Acadêmico, direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. Em 2004, a sigla PET passou a significar Programa de Educação Tutorial.

Na UFOP, o PET foi implantado em meados de 1992, com a criação de 5 (cinco) grupos: Nutrição, Engenharias Civil e Geológica, Farmácia e História, sendo que este último acabou sendo extinto posteriormente. Mais recentemente, em 2008 e 2009, na UFOP, foram aprovados pelo MEC/SESu, respectivamente, os Grupos PET da Matemática (Licenciatura) e o primeiro PET de Engenharia Ambiental do Brasil. Posteriormente foram criados o PET Conexão de Saberes, o PET Pedagogia e o PET Física.

Atualmente, quatrocentos e sessenta Grupos PET estão instalados nas mais de duas mil e quinhentas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, sendo que mais de quatro mil bolsistas fazem parte do Programa.

Para ingressar no Programa, os alunos selecionados pelas IES – Instituições de Ensino Superior – devem possuir bons rendimentos escolares e se organizarem em grupos com orientação acadêmica de professores-tutores.

O PET tem os seguintes objetivos:

• Envolver os estudantes, que dele participam, num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos;
  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  • Promover a formação de profissionais de elevada qualificação técnica, científica e acadêmica;
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
  • Os discentes participantes podem ser voluntários ou bolsistas e desenvolvem atividades que aliam o ensino, a pesquisa e a extensão.

Os grupos PET participam da Mostra de Profissões, de programas de rádio e TV, de trabalhos de Extensão Universitária, do Seminário de Iniciação Científica (SIC) no Encontro de Saberes, no qual apresentam sua produção científica e os trabalhos realizados.

Normalmente, os bolsistas são selecionados nos primeiros semestres de graduação (2° ao 4°) e os selecionados são contemplados com bolsas que podem se estender até o término do curso, dependendo do compromisso do aluno no Programa.

Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação

Portaria de Nomeação CLAA

Editais

Edital PROGRAD N°79 de 13 de dezembro de 2016 - Dispõe sobre o resultado de seleção para tutor do PET Pedagogia 2016 (NOVO)

Edital PROGRAD N°78 de 01 de dezembro de 2016 - Dispõe sobre processo de seleção para tutor do PET Pedagogia 2016

Anexo I do Edital Prograd Nº78 de 01 de dezembro de 2016

Edital PROGRAD Nº56 de 15 de agosto de 2016 - Dispõe sobre o resultado da seleção para tutoria do PET Nutrição 2016

Entrevista de Seleção Tutor PET Nutrição

Edital PROGRAD N°48 de 02 de agosto de 2016 - Dispõe sobre processo de Seleção Tutor PET Nutrição

Edital PROGRAD Nº45 de 25 de julho de 2016 - Dispõe sobre o resultado da seleção para tutoria do PET Engenharia Ambiental 2016

Edital PROGRAD N°41 de 06 de julho de 2016 - Dispõe sobre processo de Seleção Tutor PET Engenharia Ambiental

Edital PROGRAD Nº27 de 31 de março de 2015 - Dispõe sobre o resultado da seleção para tutoria do PET Física 2015

Edital Seleção Tutor PET Física 2015

Edital PROGRAD Nº28 de 31 de março de 2015 - Dispõe sobre o resultado da seleção para tutoria do PET Farmácia 2015

Horário das apresentações dos candidatos à Tutor do PET Física e do PET Farmácia

Edital Seleção Tutor PET Farmácia 2015

Grupos PET UFOP

Saiba mais sobre cada um dos grupos PET da UFOP!