Encontro de Saberes (Pró-Ativa, PET, PIBID, Residência Pedagógica)

O Programa Pró-Ativa, criado em 1999, é uma ação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trata-se do desenvolvimento de projetos que têm como objetivo contribuir para a melhoria do ensino de graduação.
Para a socialização das experiências do Programa Pró-Ativa, os professores e estudantes que desenvolveram projetos nos anos de 2020 e 2021 deverão submeter o resumo, que serão apresentados no formato de vídeo durante a XIII Mostra Pró-Ativa , que integra o Encontro de Saberes.

Os grupos PET, implantados na UFOP em meados de 1992, sempre estiveram presentes no Encontro de Saberes. Neste ano participarão apresentando suas produções científicas, atividades de pesquisa e extensão nos respectivos seminários (SEIC e SEXT). Além disso, será realizada a Mostra PET, contando com a exposição por vídeo das atividades de cada grupo e uma roda de conversa com o tema “O papel do PET no Alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030)”, mediada pela professora Adivane Terezinha Costa (Tutora do PET Geologia).

O PIBID na UFOP foi iniciado no ano de 2009, abrangendo todas as licenciaturas presenciais, que passaram a ter seus estudantes atuando nas escolas da Região dos Inconfidentes. A Mostra PIBID UFOP tem como objetivo apresentar a produção de materiais utilizados nas salas de aula, bem como provocar uma reflexão sobre as ações do Programa nas escolas parceiras e na formação dos estudantes de licenciatura que participam desta experiência. Neste ano de 2021, contaremos com duas rodas de conversas on-line e apresentações de vídeos produzidos por bolsistas do PIBID/UFOP.
As submissões dos resumos e as apresentações dos trabalhos deverão ser feitas de acordo com as normas do Evento.

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida em uma escola pública de educação básica, denominada escola-campo, sob a orientação de docente da UFOP e preceptor da escola. Para socialização das experiências desenvolvidas no Programa, os participantes deverão fazer a submissão do Resumo de seu trabalho no site do Encontro de Saberes.

Para mais informações sobre o evento e as normas de submissão de trabalhos acesse o site: https://www.encontrodesaberes.ufop.br/