skip to content

Sala Aberta – Docência no Ensino Superior

Sala Aberta: Docência no Ensino Superior

Apresentação

O Programa Sala Aberta:Docência no Ensino Superior visa criar e ampliar espaços para o diálogo e a permanente reflexão sobre os desafios da docência universitária, tendo como protagonistas os professores.

No cotidiano da universidade, em corredores, salas de professores, na hora do café, em assembleias departamentais e em reuniões de colegiado de curso, os professores estão sempre comentando sobre o perfil dos alunos, sobre turmas heterogêneas, sobre experiências de práticas pedagógicas exitosas. Essa troca informal do saber docente pode ser potencializada institucionalmente. Não se trata de normatizar ou de formar um “professor reflexivo”, nem de oferecer manuais de práticas e técnicas eficazes para esta finalidade. Trata-se de considerar a reflexão como uma prática cotidiana, que deve ser canalizada para a produção de conhecimentos sobre o ensino, garantindo que as práticas educativas sejam constantemente examinadas e reformuladas.

O Programa Sala Aberta surge, então, com o propósito de oferecer novos espaços de discussão e de busca de alternativas para o enfrentamento dos desafios da docência. 

Resolução CUNI 1745 - Regulamenta o Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superio

Objetivos

  •  Institucionalizar um espaço para a reflexão da prática pedagógica, em que os docentes sejam os protagonistas.
  • Propiciar um olhar amplo sobre o próprio saber docente e sobre as práticas docentes na UFOP.
  • Ampliar a compreensão sobre o planejamento didático como parte do processo de planejamento de ensino, considerando as exigências legais, a estruturação curricular do ensino de graduação na UFOP e as orientações técnicas para elaboração do plano de ensino.
  • Favorecer as discussões sobre os papéis do professor e do estudante universitário nos processos de ensino/aprendizagem.
  • Oportunizar a formação continuada dos docentes ingressantes na UFOP, por meio da reflexão e da teorização da prática diária no ensino superior.
  • Incentivar a organização de grupos de estudos entre os professores.
  • Implantar o que determinou o Conselho Universitário da UFOP (CUNI) nos termos da Resolução Nº 1.480, de 18 de abril de 2013 (Art. 13 – VIII)

 

"A avaliação do docente em estágio probatório será subsidiada, entre outros aspectos, pela participação no Programa de Recepção Docente desenvolvido pelo NAP e CGP que envolve ações de integração, acompanhamento pedagógico e capacitação."

Metodologia

A concepção metodológica do Programa Sala Aberta considera que o ponto de partida e de chegada de qualquer ação de capacitação pedagógica deve ter como centro o próprio docente envolvido. Assim, busca-se incentivar a reflexão pedagógica entre os docentes da UFOP, visando ao aprimoramento do trabalho desenvolvido em sala de aula e à melhoria da aprendizagem, pois:

  • A docência pressupõe saberes específicos do campo pedagógico;
  • A docência é um processo em permanente aperfeiçoamento;
  • A reflexão sobre a prática pedagógica constitui um mecanismo efetivo para o seu permanente aperfeiçoamento;
  • As trocas de experiências com os pares são oportunidades importantes para a reflexão constante sobre a prática educativa;

Todas as ações do Programa Sala Aberta estão voltadas para o debate e para o aprimoramento das experiências docentes em torno de seis eixos temáticos:

  •       Metodologia de Ensino;
  •       Avaliação;
  •       Relação Professor Aluno;
  •       Currículo;
  •       Diversidade e
  •       Estrutura e Normas Acadêmicas

Para a implementação dessa proposta, o Programa está organizado em cinco espaços de interação, a saber:

 Sala Aberta Convida: Realização de palestras sobre temáticas relacionadas à prática docente. Espaço aberto a todos os professores interessados.

 Sala Aberta Oficina Pedagógica: Realização de oficinas voltadas para trocas de experiências e apresentações de relatos de práticas docentes.

 Sala Aberta Debate: Promoção de debates sobre temáticas relacionadas à formação pedagógica do professor universitário.

 Sala Aberta Virtual: Espaço de interação virtual, por meio de acesso à plataforma Moodle, envolvendo os docentes em atividades diversas, tais como: fóruns de discussão, trocas de experiências, reflexões sobre dúvidas, estudos de caso e leituras dirigidas de bibliografia relativa à docência universitária.

Público Alvo

  •   Todos os professores da UFOP: com participação voluntária.
  •   Professores em estágio probatório: com participação obrigatória durante o período do estágio probatório, de modo a cumprir a seguinte carga-horária:

        Participação em, pelo menos, 30 horas das atividades presenciais e virtuais oferecidas pelo programa Sala Aberta, sendo: 20 horas presenciais e 10 horas de atividades realizadas a distância, na Plataforma Moodle.

Sala Aberta Virtual

 

O Programa destina-se a todos os docentes da Universidade, especialmente aqueles em estágio probatório. Estes deverão participar de, pelo menos, 30 horas de atividades oferecidas pelo Programa. Desse total, até 10 horas de atividades poderão ser realizadas a distância, por meio da Sala Aberta Virtual na Plataforma Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem.

Para integralização destas 10 horas é necessária a participação nas  unidades que compõe a Sala Aberta Virtual e que discutem, dentre outras temáticas, a UFOP, a Docência no Ensino Superior, o Currículo, o Ensino, a Aprendizagem e a Avaliação. Para fins de esclarecimento, considera-se participação a interação nos fóruns, e demais atividades propostas. 

Além das unidades, o espaço virtual de aprendizagem conta também com indicações de filmes e outros materiais que permeiam temas da educação.

Para participar do curso virtual é importante conhecer alguns recursos da plataforma Moodle, e para os docentes que vão fazer seu primeiro contato com esta ferramenta disponibilizaremos um tutorial de acesso. O Moodle pode, inclusive, ser uma ferramenta útil no trabalho docente.

Em cada ano será ofertada ao menos uma turma do Sala Aberta Virtual. O oferecimento é amplamente divulgado pelos meios de comunicação da UFOP e qualquer professor da instituição interessado pode se inscrever para participar.

 

Prezado (a) Professor(a)

No período de 05 a 14 de maio de 2020 estarão abertas as inscrições para mais uma edição do “Sala Aberta Virtual”, atividade que integra o Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior que tem o objetivo de promover ações de desenvolvimento profissional docente, em vista do fomento ao diálogo e à permanente reflexão sobre os desafios da docência universitária, tendo como protagonistas os próprios docentes.

O curso ocorrerá no período de 18 de maio a 28 de junho de 2020 e terão suas atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem do Moodle com um encontro on-line via Google Meet no dia 26 de maio às 15:00h. As atividades estão organizadas em quatro unidades formativas com os seguintes temas: (i) Docência no Ensino Superior; (ii) Projeto Pedagógico do Curso e Planejamento; (iii) Metodologias de Ensino e Aprendizagem e (iv) Avaliação da Aprendizagem.

As inscrições poderão ser efetuadas pelo formulário on-line 

 Em caso de dúvidas, entre em contato com nap.prograd@ufop.edu.br.

Equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico

Pró-Reitoria de Graduação

 

Agenda de Encontros

SALA ABERTA  2020 

CHAMADA PARA PROPOSTAS DE ATIVIDADES ONLINE SALA ABERTA: Edital Prograd Nº25 de 28 de abril de 2020Dispõe sobre a seleção de propostas de palestras, oficinas e minicursos a serem desenvolvidas no âmbito do Programa Sala Aberta: Docência no Ensino Superior.

CLIQUE PARA ACESSAR  O FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

 

EVENTO CANCELADO!

Tema do Sala Aberta: “Docência: Desafios, acertos e desacertos em sala de aula”

Mediação: Equipe do NAP/PRPGRAD e CGP/PROAD

Data: 11 de março de 2020 (quarta-feira)

Horário: de 9 às 12h

Local: ICEA - João Monlevade

inscrição deve ser realizada no período de 02 a 09 de março.

Para mais informações: nap.prograd@ufop.edu.br ou 35591325

 

Como o Sala Aberta: "Docência: Desafios, acertos e desacertos em sala de aula”, previsto para o dia 11 de março, no ICEA, não atingiu  um número suficiente de inscrições para viabilizar a realização da atividade, informamos a suspensão da programação.

Considerando  a importância de termos esse momento de reflexão, uma nova data será marcada, em conjunto com a Diretoria do ICEA.

Para mais informações:

Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP/PROGRAD

Tel.:3559-1325

Email:  nap.prograd@ufop.edu.br

Área de Desenvolvimento de Pessoal - ADP/CGP/PROAD

Tel.: 3559-1309

Email:  capacitacao.cgp@ufop.edu.br

Docente em Estágio Probatório

Informações importantes para docentes

 


CHEFES DE DEPARTAMENTO